quarta-feira, novembro 17, 2004

O homem se aproxima de Deus e se afasta do Homem

Essa frase não saiu de minha cabeça durante a semana inteira.
Ando muito chateado com um monte de coisas. Família, trabalho,amizades, amores... Nada desesperador! Pelamordedeus! Minha fase de curtição de fundo de poço passou faz tempo.

O que acontece é que, assuntozinho mais passado e tão atual, maisdo que nunca, o tal do bixo homem é muito egoísta. Viver em grupo é ver cada um puxando a corda pro seu lado. Isso em todos os níveis sociais e setores da comunidade. Preto, branco, amarelo, rico, pobre, analfabeto, doutor, envangélico, católico, muçulmano ou pé-de-pano, todo mundo quer obter vantagens para si e nunca pensam em estendera mão ou refletir sobre os desejos (sentimentos, objetivos, razões, etc) da outra pessoa.

Mais isso é só uma parte do que me entristece, o tópico do post é religião.
Sim! Religião se descute. Claro. Estamos matando em nome Deus! Seja ele Jesus, Alá, Jeová ou Vatapá. E o motivo disso são egoísmo e intolerância. Juntando e resumindo os dois, aquela velha falta de respeito pelo próximo.

O sujeito olha para dentro de si, de seu coração, cheio de fé. E oque ele vê? A ele próprio! A fé se confunde com interesses pessoais ou se faz presente apenas para justificar o comodismo. A criatura se recusa a aceitar a fé de uma outra crença simplesmente para não abalar sua própria fé.

Daí para frente, pode-se mergulhar em um mar de sangue. Fés antagonicas degladiam em nome de nosso Senhor por causa de terras, petróleo, orgulho e o nosso tão conhecido egoísmo. Aquelas passagens nos livros sagrados sobre respeitar o irmão como a tí mesmo é interpretada ao pé da letra. "A fé nos torna irmãos". Já a diferença, os torna inimigosmortais.
Agora... e a frase acima? Que tem a ver com guerras? E com a vida rotineira das pessoas que nos cercam? Tudo!

Sem generalizar, as pessoas "cheias" de fé, frequentadores assíduos de seus templos, buscam se aproximar de seu Deus, mas muitas vezes confundem com aproximar de ser Deus. Estufam o peito com toda a potência de sua fé e julgam as pessoas, sejam elas pais, amigos ou simples desconhecidos: "A sua fé, que é diferente da minha, irá mandá-lo direto ao inferno".

Mais uma vez se esquecem das famosas palavrinhas de seus livros sagrados que dizem que o "julgamento" cabe apenas a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário