quarta-feira, setembro 10, 2008

Obras Datadas

Li recentemente "O Manifesto Comunista", de Marx e Engels, e "O Príncipe", de Maquiavél.

Friedrich Engels & Karl Marx : Pais do Socialismo Cintífico


Pode ser um pouco cedo para ter essa opinião, mas é a seguinte:

Não há nada de novo, ao menos pra mim, nessas duas obras. Não poderia de forma alguma questionar seu valor histórico, mas de forma alguma consigo vê-las fazendo diferença nos tempos atuais, principalmente O Manifesto. Falo de mundança de ideologias, desvendar de cortinas, chamado para a revolução e etc. No caso do Comunismo, penso que precisaria de uma ferramenta nova e muito mais forte para que se possa comover as pessoas. Creio que ser ingênuo a ponto de acreditar na força do Manifesto, hoje, é no mínimo se deixar ser tomado por utópico e tolo.

Fui a minha médica hoje (Otorrino) e ela viu O Príncipe em minhas mãos. Logo disse que era uma obra ultrapassada. No que só pude concordar, por ser da mesma opinião.

Mas isso me colocou a pensar...

Essas obras ainda fazem parte da nossa formação superior por haver uma grande quantidade de pessoas que saem do ensino médio sem um mínimo de senso crítico ou por existirem professores ultrapassados que ainda sonham com a revolução e o fervor de tempos idos?

Ou quem sabe os dois?

quinta-feira, setembro 04, 2008

Alma de Plástico

Pepa do Celso

Perdi hoje um grande amigo...

Agora que não estou mais no trabalho posso chorar sua perda.

É incrível como as coisas tomam diferentes proporções através de meios inesperados. Conheci o Celso através de um grupo na internet que surgiu a partir de listas de e-mail sobre rock do site Whiplash, onde falar mal do Jimmy Hendrix e a criação desses grupos foram as únicas boas que tirei de lá. Foram anos de convívio virtual e alguns encontros reais com a turma. Criamos vínculos tão fortes uns com os outros que chegamos a parecer uma família. Posso dizer que vivemos intensamente essa amizade. Até mesmo brigávamos e nos desentendíamos de maneiras que só as pessoas que são muito queridas umas para as outras conseguem.

Uma desses desentendimentos gerou um racha na nossa primeira lista, a extinta Euthanasia, que depois acabou culminando no seu fim. Dessa lista surgiu a Tequileños, onde continuamos a trocar e-mails diários sobre "a vida, o universo e tudo o mais". Havia abandonado a Tequileños e só voltei depois de um convite do Celso.

Desde as primeiras mensagens com esses amigos, inclusive o Celso, já se completaram quase 09 anos...

"Alma de Plástico" é como o Celso costumava se chamar entre tantos outros estranhos e engraçados nicks como "Fígado Sensual". Agora só me resta discordar dele pois sua alma não era de forma alguma de plástico. Talves o fosse devido a certeza de que ela não era biodegradável. Mas mesmo o plástico, após centenas de anos, se consome. A alma e o coração do Celso eram infinitos e elásticos como o universo.

Vá em paz!