quinta-feira, junho 19, 2008

Burrice Herdada



Coisa mais comum no Brasil que fazer piada chamando português de burro é difícil. Concorrente forte no ramo da piada só piada de preto. E contada por negros (melhor trocar a terminologia antes de ser processado)! Fato é que historicamante a maior burrice de Portugal foi não saber aproveitar as riquezas que encontrou no Brasil, entregando tudo de lambuja para os ingleses. Burros ou não, Portugal, apesar de ser o primo pobre da europa, está em situação muito melhor que a do Brasil.

Nós, como bons colonizados que fomos, seguimos direitinho toda a cartilha que a metrópole escreveu para nós. Hoje, o Brasil produz riquesas a se perder de vista e a maior parte flui para as mãos de corporações capitalistas estrangeiras. Ao povo brasileiro sobra dividir a miséria e viver como pode.

Não bastasse termos nossa força de trabalho explorada, também entregamos uma de nossas maiores riquezas: a Amazônia. Já devastaram quase toda a Mata Atlântica e os impactos podem ser vistos por todo o nosso litoral. Como somos desprovidos de memória e senso crítico, repetimos o mesmo erro com a maior floresta tropical do mundo. Se hoje o mar avança litoral adentro destruindo orlas turísticas e cidades são alagadas nos períodos de chuva, quem será capaz de prevêr o que acontecerá quando a floresta amazônica deixar de existir?

Quanto a entregar riquezas, isso se dá de várias formas. A biopirataria é a menos predatória mas é a que desvia um maior volume de riquezas a longo prazo. O combate a esse tipo de crime internacional é complicado, além de faltar um pouco de vontade política para tanto. Outro agravante são os índios que possuem soberania em seus territórios e permitem a entrada de qualquer gringo que ofereça uma boa grana (será que ainda trocam por espelhos?). Há relatos de aldeias onde índios não falam português mas dominam o inglés que faz inveja.

Sobre as grandes madereiras é difícil de falar. Como pode existir tanta ignorância? Como podem fechar os olhos diante disso? Será que é difícil enxergar caminhões com uma tora de madeira que de tão grande só se pode transportar uma por vez?


A ganância sobrepõe a razão. Se não entregarmos nossa riqueza pouco a pouco em cima desses caminhões, paízes estrangeiros virão para tomar conta da Amazônia com o aval da ONU. Tristeza maior é saber que virão não para salvar a floresta mas sim continuar a explorá-la de forma irracional.


Se o Brasil não demonstrar soberania, a Amazônia não será nossa primeira e única grande perda.



Aproveita e assina aqui em protesto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário